segunda-feira, 6 de abril de 2015

João e Maria : Perigos invisíveis .

Oláa meus amores !!! Alguém aí já ouviu a historinha de João e Maria ? Hoje vou falar sobre isso , antes de tudo vamos relembrar a história .... E eu não vou começar com " Era uma vez ...." , hehe



Este conto relata a aventura dos irmãos João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a mulher, decide largá-los na floresta porque a família não tem condições para os manter. No caminho pela floresta, João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e característico da obra, acabam por ser comidas pelos pássaros e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta.Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planeava engordar as crianças para depois comer a sua carne. Enquanto João se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima.

Nesse pequeno resumo da história de João e Maria vemos que eles caíram em uma armadilha através da escolha feita. Por sentirem muita fome não pensaram duas vezes antes de comer os doces da casa da Bruxa , e assim foram pegos na sua fragilidade humana e eles não conseguiram enxergar o perigo invisível que estava no meio de tantos doces e quase se deram muito mal . E essas coisas não acontecem somente em historinhas fictícias, mas também passamos por essas situações quando não nos submetemos ao nosso Pai .


Como seguidores de Cristo podemos nos encontrar rodeados de perigos invisíveis.A nociva existência da tentação e da fraqueza de nossa própria fragilidade humana pode colocar em perigo nossas vidas e nossos relacionamentos. Esses perigos não provêm do nosso exterior, eles residem em nós.

Em Tiago 1.13-2 fala um pouco do que quero falar, mais quero basear o que vou falar principalmente nos versículos 13 e 14 do capítulo 1.


"Ninguém ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta." Tiago 1.13

"Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz." Tiago 1.14

Vemos que quando somos tentados não é Deus quem nos tenta, porque nem Deus pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta ; (v.13), Quando somos tentados, somos tentados pelos nossos próprios desejos e cobiças; (v.14). Nossa tendência natural ao pecado, composta de pontos cegos que impedem que vejamos nossas próprias fraquezas, o que pode nos levar á escolhas que podem arruinar nossas vidas. E esses desejos e cobiças que sentimos por algo que nos atrai, que chama a nossa atenção e que nos seduz podem ser classificados como tentação, e que como vimos no texto de Lucas , essas coisas não provém de Deus. Quando nos deixamos levar por esses nossos desejos, podemos acabar nos dando muito mal, e a cobiça desse "algo que nos seduz" sendo realizada gera o pecado, e o pecado não agrada a Deus. Agora , antes que alguém me pergunte " O que são essas coisas , o que são esses 'algo que nos seduz' ?" E essa resposta cada um tem em si , cada um deve se perguntar . Mas se essas coisas que te atraem não agradam a Deus, são vergonhosas diante dEle e não são coisas que provém do Alto , tenha a certeza que pode ser uma tentação na sua vida.



Somente quando nos submetemos a Deus, ao único que conhece nosso coração melhor do que nós mesmos, podemos viver uma vida que agrade ao Senhor. Somente com ajuda do Espirito Santo podemos enxergar e ter sabedoria para que assim possamos tomar os devidos precauções para que isso não afete nossa fragilidade humana (pecadora). " Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4.12"

E por fim quero deixar um conselho que peguei para mim também de Paulo :


"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;" Colossenses 3.2

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4.8



O Espírito de Deus é a nossa maior proteção contra os perigos invisíveis do pecado. E a Palavra de Deus são as lentes de sabedoria do nosso coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa sobre isso ? Deixe seu comentário aqui ... Sua opinião é muito importante !