quarta-feira, 22 de junho de 2016

#Literamo : Como eu era antes você - Jojo Moyes




Depois de tanto tempo lendo livros que só falavam sobre alguma coisa de Direito, finalmente tive tempo para ler um livro de outro gênero . Hehe Bem, é preciso dizer que eu já tinha vontade de ler este livro antes de que ele virasse "modinha" , mas por questões de prioridades precisei deixar para ler no final da semana passada, e só consegui terminar hoje. Um dos motivos que estou aqui para falar um pouco sobre este livro , foi porque gostei bastante do livro e porque vi algumas críticas equivocadas que eu também chamaria de opiniões radicais sobre o livro, que após ter concluído minha leitura pude constatar que não era o que a autora gostaria de dizer, como diria Jojo Moyes : 

" Certa vez uma pessoa sábia me disse que escrever é perigoso pois nem sempre podemos garantir que nossas palavras serão lidas no espírito em que foram escritas."


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------




A história do livro " Como eu era antes de você" tinha tudo pra ser um romance desses com o tema super dramático ,mas o que faz esse livro diferente é exatamente o fato de mesmo sendo um livro que fala de um homem tetraplégico e a sua não aceitação pela nova forma de viver a vida, a escritora desenvolve a história de um jeito tão divertido que você vai rir muito mais do que esperava. E o livro foge desses romances "clichê"  por ser divertido e por causa do amor deles.

Digamos que existem algumas coisas que esse livro nos ensina ou nos convoca a refletir sobre a vida em que levamos. Apesar de Louisa Clark saber da limitações de Will Traynor , ela o ama , e ele a ama apesar da sua personalidade peculiar , e esse amor foi construído com a convivência .

Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente — ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela — obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem.


Quando Louisa Clark e Will Traynor se conhecem, nenhum dos dois vai com a cara do outro. Lou chega para ser cuidadora e acompanhante de Will, um banqueiro jovem e rico que há dois anos se tornou cadeirante,  ele faz questão de se mostrar desagradável, mal-humorado com ela. Ela até chega a pensar em largar o emprego depois de aturar tanta grosseria. Mas o motivo pelo qual ela se manteve firme e não abandonou o emprego foi porque ela precisava de dinheiro. Com o tempo, eles passam a se abrir tão profundamente um com o outro que suas personalidades são positivamente transformadas pela convivência. E é daí que surgiu o nome do Livro!Enquanto Lou se empenha em fazer dos 6 meses os dias mais felizes da vida de Will e mostrar pra ele que ele tem condições de se adaptar , Will se empenha em despertar o olhar de Lou para o conhecimento, para a vida, para conhecer o mundo.

Mas de repente me dei conta, (...), que ter alguém que nos entenda, que nos deseje, que nos veja como uma versão melhorada de nós mesmos é o presente mais incrível.

Lou  gosta de roupas com cores e estampas marcantes, além de criar looks incríveis com peças cheias de informação. Algumas pessoas chegam até a enxergam isso como ma gosto. Mas ela está sempre tão confiante com suas roupas coloridas que isso acaba encantando quem convive com ela. E Lou está certa não devemos nos vestir pra agradar os outros com o nosso visual e sim para nós mesmas. Em uma conversa casual no início da convivência, Louisa comenta com Will que sua roupa favorita na infância era uma meia calça de abelhinha com listras amarelas e pretas. O tempo passa e, no aniversário da cuidadora, o namorado dela a presenteia com um objeto caro que não tem nada a ver com seus gostos pessoais. Já Will, acerta em cheio. Ele a surpreende com uma meia calça de abelhinha em tamanho adulto. Os gritinhos de alegria da moça deixam clara a sua felicidade com a lembrança do rapaz.  E Will nos mostra que o melhor presente que poderíamos dar a alguém é mostrar que realmente prestamos atenção nas coisas que ela nos fala.
Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível. 

Will percebe que Louisa tem uma rotina bem monótona na cidadezinha em que vivem e tenta de tudo para estimulá-la a viver novas experiências. No começo, a jovem tenta recusar tudo que ele propõe. Exemplo disso é quando ele a convida para assistir a um filme clássico francês e ela diz que não curte filmes legendados, mas fica boquiaberta de encanto quando o filme termina. Com o tempo Lou começa a gostar tanto das novidades que, em certo momento, é ela mesma é quem começa buscar por coisas novas e a propor novas atividades para ele.

Na vida há coisas muito mais importantes do que vencer.


Talvez essa seja uma das mensagens principais do livro Como Eu Era Antes de Você. Eu não vou  entrar em muitos detalhes para não estragar a surpresa de quem não leu o livro. Você vai perceber que, muitas vezes, as decisões de quem amamos não significam que  a pessoa não gosta da gente ou que não a fazemos feliz, outros aspectos pessoais também influenciam. Você pode até opinar, porém jamais tentar escolher pelo outro contra a vontade dele. Ninguém melhor do que a própria pessoa para saber o que é melhor para a vida dela. Não se pode tomar decisões por ninguém, a própria pessoa é quem deve decidir por si mesma.



Bom alguns artigos que vi falavam que o livro incentivava  suicídio, mas assim que conclui a minha leitura pude constatar que essa é uma visão equivocada, e que a escritora não teve esse objetivo. Então sugiro que você mesma leia o livro e tire suas próprias conclusões e também que veja o quanto a história é incrível. Vou deixar um link abaixo para baixar a versão completa do livro em PDF. E agora, só nos resta ler "Depois de Você" !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você pensa sobre isso ? Deixe seu comentário aqui ... Sua opinião é muito importante !